Toire no Hanako (em português literalmente "Hanako do Banheiro") é uma lenda urbana japonesa, algo semelhante a lenda urbana brasileira da Loira do Banheiro.
Poucos são os detalhes sobre a origem da lenda. Embora ela tenha se tornado um fenômeno nacional nos anos 80, há uma especulação de que a lenda tenha existido desde os anos 50. Algumas histórias contam que ela é o fantasma de uma garota da época da Segunda Guerra Mundial, que morreu durante um bombardeio, enquanto brincava de esconde-esconde na escola. Outras histórias dizem que ela é o fantasma de uma garota que morreu nas mãos de uma parente agressivo ou abusivo (ou um estranho pervertido, de acordo com algumas histórias) que a encontrou se escondendo no banheiro. Em alguns casos, ela é o fantasma de uma estudante que morreu em algum trágico acidente na escola (Uma história de Fukushima, por exemplo, conta que ela é o fantasma de uma menina que caiu da janela da biblioteca).
A versão moderna da lenda, em essência, fala de uma menina de 10 anos chamada Hanako estava brincando de esconde-esconde com os colegas da escola, e se escondeu no boxe 4 do banheiro feminino. Dizem que Hanako não voltou do banheiro. No dia seguinte, a mulher que limpava o banheiro encontrou Hanako morta, caida no chão da cabine 4 do banheiro (em algumas versões ela bateu a cabeça, em outras, foi assassinada). De acordo com o mito, o espírito de Hanako aparece no boxe 4 do banheiro das escolas (se não tiver uma 4ª cabine, ela aparece na última), querendo fazer amigos ou se vingar de sua morte, matando a pessoa do mesmo jeito que ela morreu. Se a pessoa tentar fugir de Hanako, ela iria aparecer no banheiro da casa da pessoa na meia-noite. Uma maneira de invocá-la seria bater na porta do seu banheiro 3 vezes,dizendo Hanako,uma voz irá dizer "Estou aqui",se tentar fugir, é sugado para dentro do banheiro.